O uso de piquetes limita a área de pastagem do gado. Muito comuns no sistema de pastejo rotacionado, os piquetes permitem que o rebanho se alimente sem prejudicar o solo. Trata-se de uma prática amplamente utilizada por pecuaristas, na qual os bovinos passam de um pasto para o outro sem degradar a pastagem. Vejamos abaixo algumas dúvidas mais comuns sobre a implantação de piquetes.
Como fazer o cercamento dos piquetes?
No cercamento dos piquetes, são utilizadas preferencialmente cercas elétricas, pois a manutenção é mais fácil e os custos bem mais em conta. Entretanto, nas margens de estradas e divisas entre uma propriedade e outra, o uso dessas cercas não é permitido por segurança. Diante disso, o mais recomendado é instalar uma cerca comum, com arame de qualidade.
Qual a fórmula para o cálculo do número de piquetes?
Antes de calcular o número de piquetes, o pecuarista deve analisar as reais condições do rebanho e focar em seus objetivos. O cálculo ajuda a definir o período de descanso (PD) e o período de ocupação (PO) da pastagem. Para isso, é utilizada a fórmula: número de piquetes = (PD/PO) + 1.
O que considerar na escolha do tamanho dos piquetes?
Para escolher o tamanho ideal dos piquetes, o pecuarista considera o potencial de produção da propriedade, ou seja, a demanda da pastagem pelo gado e a produção da forrageira. Também devem ser considerados a espécie forrageira a ser cultivada, as condições do solo, o clima da região e o consumo da forrageira pelo rebanho.
O que considerar no cálculo do dimensionamento dos piquetes?
No cálculo do dimensionamento dos piquetes, devem ser considerados os seguintes fatores: a quantidade de UA (Unidade animal), o quilo do peso vivo por cabeça, a categoria animal, o número de bovinos a ser alocado no piquete e o consumo diário da forrageira por animal e categoria.
Quando utilizar o sistema de piquetes?
A utilização do sistema de piquetes é recomendada para rebanhos entre 100 e 150 bovinos. Entretanto, em propriedades com porte maior, é possível uma lotação de mais de 1000 animais sem comprometer os resultados.
Qual o formato ideal dos piquetes?
Os piquetes devem ser preferencialmente quadrados. No caso do formato retangular, o comprimento deve ser três vezes a sua largura (no máximo). Piquetes com tamanho alongado demais não são recomendados, pois os animais consomem mais energia, pois andam mais.
Qual a melhor área para os piquetes?
Os piquetes devem estar próximos à sala de ordenha, que deve ser localizada na parte central em relação a eles.
E quanto ao sombreamento dos piquetes?
O sombreamento dos piquetes torna a temperatura mais amena para que o rebanho não sofra estresse térmico. Para tanto, devem ser mantidas entre 18 e 20 árvores, por hectare, afastadas, para que a luz penetre em torno delas. Vale lembrar que a pastagem necessita de luz para se desenvolver com vigor.