“Fornecer soluções comerciais adequadas e sustentáveis que visam promover o desenvolvimento econômico e social para nosso associado, trabalhando com transparência e valorizando as pessoas”
“Ser reconhecido pela excelência no trabalho, buscando sempre atingir os objetivos que o cooperativismo propõe na sua essência”.
NOSSA HISTÓRIA
É no interior do município de Guaraciaba (SC) que começa a ser trilhada a história da Coacig. Porém, não há como contar sobre nossa história, sem contar, a da família Scalco. Elas estão, entrelaçadas.
Em meio a um cenário de dificuldades, eles, que destinavam toda a sua produção de suínos para agroindústria, prova que o poder do crescimento está em nossas mãos e na vontade de lutar.
O INÍCIO DE TUDO
No ano de 2005, a agroindústria para a qual a família Scalco destinava sua produção de suínos sofreu mudanças na política interna e passou a exigir produção de leitões desmamados, e não mais suínos para o abate, como vinha fazendo desde 2003.
Essa situação obrigou Sérgio Scalco e seu filho Joares, a lutarem pelos seus princípios se opondo às mudanças e, dando assim, um passo rumo ao inseguro, já que a agroindústria decidiu por excluir os produtores que resistissem ao novo sistema.
Ficaram totalmente desamparados em relação ao escoamento da produção e se viram obrigados buscar pessoas interessadas na compra de seus produtos. Foram inúmeros quilômetros percorridos em busca de um recomeço, que surgiu a partir de compradores de outras regiões do estado, em sua maioria do estado do Paraná.
PERSISTÊNCIA
O tempo passou e, em 2006, o país sentia os reflexos da crise no setor de carnes e uma queda nos preços. Quem sofreu drasticamente com essa situação foram os pequenos agricultores que se encontravam totalmente desamparados.
A família Scalco permaneceu na luta com muito trabalho e, quando tudo parecia ter sido resolvido, no ano seguinte (2007) a inadimplência criou uma nova barreira desafiadora para os produtores que continuavam sem apoio, mas resistindo de forma independente.
NASCE A COACIG
Considerando toda a situação, e com o objetivo de ajudar os pequenos agricultores da região que passavam pelos mesmos problemas, inicia-se em 2009 a idealização de uma instituição cooperativista.Para tornar esse sonho realidade, a família Scalco buscou conhecimento e o auxílio de outras cooperativas, bem como utilizou toda sua experiência de anos em contato com os produtores para, no dia 25 de abril de 2013 e 20 membros associados, fundar a COACIG AGROINDUSTRIAL COOPERATIVA, em Guaraciaba (SC).
Assim, iniciavam-se os trabalhos na área de intermediação de comércio de grãos industrialização, comércio de ração suína e bovina, compra e logística de vendas dos suínos produzidos pelos associados.
EVOLUÇÃO
Em 2015, após dois anos de trabalhos intensos, a COACIG abre suas portas para nova modalidade de produção: a integração, onde realiza a transferência dos suínos, rações e medicamentos ao produtor e, em tempo de abate, voltariam a ser transferidos para a cooperativa que faria toda a negociação e comercialização da produção.
EXPANSÃO
Mais quatro anos se passam com novas conquistas da Matriz sediada em Guaraciaba (SC) e das outras quatro filiais localizadas em São José do Cedro (SC), Marau (RS), Cafelândia (PR) e Rio Claro (SP). Hoje, aproximadamente 800 associados espalhados pelos estados do Sul do país e que fazem parte da cooperativa, se beneficiando das vantagens que o cooperativismo proporciona.
VANTAGENS
O produtor rural não precisa mais se preocupar com a árdua e dispendiosa tarefa de escoar a produção e ainda encontrar compradores, tendo que arcar com todos os riscos envolvidos nessas operações. A COACIG tornou as operações fiscais e comerciais dos produtores totalmente legalizadas.
Os associados têm apoio técnico de uma cooperativa organizada e com profissionais responsáveis, que fazem de tudo para o aumento da sua produtividade. E, para se diferenciar das demais cooperativas, o associado encontra na COACIG a liberdade de escolha sobre o tipo de animal que irá produzir.
HISTÓRIA DE CONFIANÇA
Após muita luta, hoje os produtores conseguem encontrar apoio e confiança em uma única cooperativa, que sempre priorizou pelo crescimento de seus associados.
Contamos com uma equipe de agrônomos especializados que buscam sempre as melhores técnicas para alcançar alto nível de produtividade, contribuindo na geração de valor da comunidade agropecuária, de forma sustentável.